terça-feira, 3 de março de 2009

Como cuidar das varas de pesca.

vara_chamada1.jpg
As boas varas do mercado têm na durabilidade um dos seus grandes destaques. Algumas são verdadeiras jóias com acabamento primoroso, proporcionando precisão nos arremessos e muita sensibilidade. Porém, mesmo com toda a tecnologia usada, elas não estão isentas de danos no transporte ou situações de uso onde alguns riscos são inevitáveis. Por isso, para manter aquela vara de estimação, verdadeira companheira de pesca, em estado de nova, vale por emprática alguns cuidados.

.1. Após a sua pescaria, lave com água e sabão neutro e deixe-a secar na sombra para não manchar a pintura. Nunca use produtos que contém ácidos.

.2. Os passadores e a ponteira devem ser lavados com pequena escova, água e sabão, para que a composição do fio e da resina utilizados na sua fixação, não seja alterada.

.3. Se os passadores e a ponteira já estiverem com início de oxidação, provocada pela maresia, use uma esponja de aço fina.

.4. Se a pintura do blanck (conudo ou corpo da vara) estiver fosca, use polidor automotivo líquido, para realçar o brilho.

.5. Se o blanck estiver com sua pintura original riscada ou desgastada, utilize lixa d'água n. 400 para remoção da tinta; em seguida, pinte o blanck com tinta spray automotiva, protegendo os passadores e a ponteira com fita crepe.

.6. Quando o cabo de cortiça ou EVA estiver liso e escorregadio (ocasionado pelo suor das mãos), use esponja de limpeza doméstica com água e sabão, ou ainda lixa d'água n. 200.

.7. Se após a limpeza o cabo de EVA estiver ressecado, dificultando a pegada, utilize vaselina líquida até que fique macio e com a cor renovada.

.8. Guarde sua vara de pesca em suportes que a mantenham na posição vertical, para que o blanck não adquira memória ou entorte.

.9. Quando for viajar para longas distâncias, utilize tubo de transporte. Os melhores são os de PVC com dispositivo de amarração do feixe de varas em seu interior.

.10. Quando transportar suas varas de pesca dentro de tubos, amarre o feixe para que o conjunto de varas tenha a sua resistência somada e assim suporte melhor as eventuais batidas.

Revista Pesca Esportiva - Edição 111

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...