quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Oito espécies de peixes no Amazonas deve manter proteção no Defeso

(Foto: Divulgação/Jimmy Christian)
Pesca do pirarucu é permitida apenas em área de manejo
Defeso deve manter proteção a oito espécies de peixes no Amazonas
Pesca do Pirarucu permanece proibida durante todo o ano.
Entrada de novas espécies será definida através de pesquisa.

Pesca do pirarucu é permitida apenas em área de manejo


O Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa) divulgou, nesta segunda-feira (13), espécies de pescados que devem permanecer protegidas pelo Defeso deste ano. Matrinxã, Pacu, Sardinha, Pirapitinga, Aruanã, Mapará, Tambaqui e Pirarucu compõem a lista. O resultado foi definido em reunião conduzida pelo secretário de Pesca e Aquicultura do Amazonas, Geraldo Bernardino.

Segundo o Conepa, o período do defeso deve ocorrer de 15 de novembro a 15 de março para a Matrinxã, Pacu, Sardinha, Pirapitinga, Aruanã e Mapará. De 1º de outubro a 31 de março a proibição será para a pesca do tambaqui.
saiba mais

Já a pesca do Pirarucu permanece proibida durante todo o ano, sendo apenas permitida nas áreas manejadas, desde que autorizadas pelo Ibama. As decisões do Conepa serão apresentadas ao Ministério da Pesca e Aquicultura.

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepor) informou que uma nova reunião irá apontar a possibilidade de incluir novas espécies como o jaraqui e o surubim.

fonte: www.g1.com.br

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tubarão pescado por dirigível nos EUA Gravação de 1934

Instituto libera vídeo de tubarão sendo pescado por dirigível nos EUA
Gravação de 1934 mostra pesca 'inusitada' nos arredores de Miami.
Pescador recebe cumprimentos, em filmagem de 57s em preto-e-branco.

(Foto: Smithsonian.com/Reprodução

Um vídeo disponibilizado no site do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, mostra uma pesca inusitada: um tubarão é fisgado a partir de um dirigível nos arredores de Miami, na Flórida .

A gravação em preto-e-branco, filmada em 1934, mostra o tubarão sendo içado lentamente pela aeronave. O animal se debate, tenta voltar para a água e vai sendo suspenso no ar pelo dirigível.

As imagens duram 57 segundos. Os pilotos do dirigível e o pescador são vistos no fim da filmagem ao lado do tubarão, recebendo cumprimentos. O animal parece ter o tamanho de um ser humano, com aproximadamente 1,60 metros de altura.   (assista o vídeo)


(Foto: Smithsonian.com/Reprodução


(Foto: Smithsonian.com/Reprodução

fonte http://g1.globo.com


:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...