o blog.
MANAUS - Pescadores de 37 municípios do interior do Amazonas decidiram que as espécies jaraqui e bodó, bastante consumidas pela população local, terão a pesca proibida nos meses de novembro a março, período que abrange a reprodução dessas espécies nos rios da região. A decisão ainda depende de estudos técnicos por parte do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A inclusão do jaraqui e bodó na lista do defeso foi aprovada na Assembléia Geral de Pescadores ocorrida em Manaus. A reunião teve a participação de pescadores de Maués, Parintins, Benjamin Constant, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira, Careiro da Várzea e Manaus, entre outros municípios onde a pesca tem importante papel na economia local.
A proposta de proibição veio dos próprios pescadores, que têm tido dificuldades para capturar as duas espécies. De acordo com pescadores, o número de cardumes tem diminuído nos rios e lagos da região, dificultando a captura. Além disso, o tamanho dos peixes diminuiu ao longo dos anos, resultado da pesca excessiva e do pouco tempo para recuperação.
O presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas e Roraima (Fepesca), deputado Walzenir Falcão, esclarece que é comum no Brasil, principalmente na região Norte, as pessoas comerem ovas de peixe. "Se o peixe está ovado, é sinal que está no período de reprodução", explica.
- Quando comemos o jaraqui e as ovas, acabamos com o ciclo de reprodução daquele peixe. Imagine o prejuízo causado quando milhares de peixes são capturados e deixam de se reproduzir -, destacou.
Pesca sem interrupções
Outro complicador é a pesca sem interrupções. O jaraqui e o bodó são capturados durante todo o ano, sem que haja tempo para os cardumes se recuperarem. "As duas espécies são consumidas durante todo o ano, ao contrário da sardinha, do pacu, e do tambaqui, que são protegidos pelo defeso", acrescentou Falcão.
Com a aprovação dos pescadores, a proposta será encaminhada ainda este mês para o Ibama e o Inpa, que farão os estudos técnicos para inclusão do jaraqui e bodó no defeso 2009/20010.
O Jaraqui e o peixe mais popular na Amazônia e preparado frito.
Matéria de inauguração do Blog.
Sua Excelência, o Jaraqui
Fonte: Portal AmazõniaColaboração : Oswaldo Neves