Nunca deixar gasolina no motor por mais de 30 dias:
Todo tanque tem uma saída de respiro, por onde entra umidade no combustível. Nos motores a gasolina, o álcool presente no combustível reage com a água que se condensa no tanque e forma um líquido corrosivo, que afeta principalmente os bicos injetores.
Ligar o motor, pelo menos, a cada 15 dias:
Quando a lancha estiver fora de uso, o ideal é fazer o motor funcionar semanalmente. Se não for possível, duas vezes por mês são suficientes para evitar problemas. Quando o motor fica parado por muito tempo, os bicos injetores e os giglês (no caso dos carburados) podem entupir.
Fazer revisão preventiva a cada 6 meses:
As peças normalmente trocadas em uma revisão são as velas, os filtros (separadores e de linha), as correias, o óleo da caixa de engrenagem e do carter do motor, o filtro de óleo, a graxa das articulações e o spray lubrificante.
Trocar o anodo de sacrifício:
Feita de zinco ou de alumínio, essa pequena peça é importantíssima para a conservação do motor, pois tem a função de absorver a corrosão. O anodo deve ser substituído quando o desgaste estiver em torno de 60%.
fonte: http://www.acobar.com.br/guia/conservacao/conservacao_2.asp
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