quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Caldeirada de Tucunaré um dos pratos típicos da cidade de Manaus que o Papa João Paulo II provou

MANAUS – A princesinha dos trópicos não encanta só os turistas por seus pontos turísticos, mas a gastronomia regional é cheia de pratos simples, mas saborosos. A cidade de Manaus que hoje (24) completa 340 anos, é banhada pelos rios Negro e Solimões, forma o rio Amazonas e traz como carro chefe, variado pescado, frutas típicas e o tradicional café regional.


Entre os diversos tipos de peixe, a caldeirada de tucunaré é um dos pratos que o Papa João Paulo II provou quando esteve na cidade de Manaus no ano de 1980. Esse prato tipicamente regional é de dar água na boca.

Caldeirada de Tucunaré

Ingredientes

4 tucunarés médios cortados em postas
Suco de 2 limões
1/2 colher de sopa de sal
Pimenta-do-reino a gosto
20 talos de salsinha
1/2 kg de batatas descascadas e inteiras
1/2 kg de cebolas pequenas inteiras
1 repolho pequeno
4 pimentões inteiros
6 ovos inteiros
1/2 kg de tomates
10 ramos de coentro

Modo de Preparo

Deixe as postas de tucunaré de molho na vinha-dalhos, feita com suco de limão, sal, pimenta e salsinha. Em uma panela grande com bastante água, cozinhe as batatas, as cebolas, o repolho, os pimentões, os ovos e os tomates. Retire-os à medida que forem amolecendo. Depois de cozidos todos os legumes, coloque no mesmo caldo as postas de peixe para cozinhar, com os ramos de coentro. Na hora de servir, retire as postas para uma travessa grande e, ao seu redor, arrume o repolho cortado em 4 partes, os ovos cortados ao meio e os demais legumes inteiros.

Molho

4 colheres de sopa de azeite
2 cebolas médias picadas
1/2 kg de tomates sem sementes picados
Sal e pimenta a gosto

Pirão

5 xícaras de caldo dos legumes
1 xícara de farinha de mandioca
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de coentro picado
Sal a gosto

Dissolva a farinha de mandioca no caldo e acrescente a um refogado feito com o azeite, a cebola, o coentro e o sal. Cozinhe, mexendo até o pirão ficar cremoso e brilhante. Sirva o pirão na travessa do peixe.

Molho

Em uma panela, frite as cebolas no óleo até ficarem macias acrescente os tomates, tampe e cozinhe em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Despeje o molho sobre as postas de peixe.

Tempo de Preparo: 2 horas - Rendimento: 8 porções

fonte: http://portalamazonia.globo.com 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...