terça-feira, 6 de abril de 2010

Quais são os maiores peixes de água doce?




Os dois maiores peixes de água doce do mundo vivem no Brasil. "Apiraiba é o maior peixe de couro de água doce do mundo, enquanto o pirarucu é o maior entre as espécies com escama", afirma o zootecnista Eduardo Gomes Sanches, diretor do Museu de Pesca de Santos (SP). Ambos medem em torno de 2,30 metros e pesam cerca de 200 quilos. O pirarucu (Arapaima gigas) é o peixe mais emblemático da Amazônia, pois é consumido desde o descobrimento do Brasil. "Ainda hoje, é bastante vendido nos mercados. Suas escamas são emolduradas e muito bonitas, sendo aproveitadas no artesanato" diz o ictiólogo (especialista em peixes) Geraldo Mendes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A piraiba(Bracyplatystoma filamentosum) é um bagre, encontrado também nos grandes rios da bacia amazônica. Possui um corpo roliço, de cor cinza amarelada, e é um peixe noturno, ou seja, ataca suas presas à noite.


Por possuir um olho bem pequeno, ela usa seus barbilhões sensíveis, localizados próximos à boca, para "tatear" o caminho que segue. Outros dois grandes peixes de água doce são o dourado (Salminus maxillosus) e o jaú (Paulicea luetkeni), cujos tamanhos atingem 1,50 metro e 2 metros, respectivamente. Eles são encontrados na bacia dos rios Paraná-Paraguai, embora o jaú também viva no Amazonas.

fonte: mundoestranho

3 comentários:

Anônimo disse...

O Jaraqui não é o maior peixe de couro do mundo. O maior peixe de couro do mundo é um Bagre pescado na Tailândia, chega a pesar 350Kg.
Ele é conhecido como bagre gigante do rio Mekong.

Jloureiro disse...

Prezado amigo o Jaraqui e um peixe que não passa de 800 grs muito apreciado no Amazonas Principalmente frito.

um grande abraço

De uma olha na matéria no blog arria gigante

http://pescadejaraqui.blogspot.com/2010/08/arraia-gigante-pode-ser-maior-peixe-de.html

Teresa disse...

Gostaria de saber se existe algum local nas proximidades de Petrópolis que cultive e comercialize espécies de peixes da amazônica, tipo tambaqui ou peixes menores? Obrigada pela informação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...