quinta-feira, 13 de novembro de 2008

tubarões-martelo

Grandes tubarões brancos certamente não sofrem de falta de auto-estima - afinal, eles são os principais predadores dos oceanos. O tubarão-tigre (em inglês) e o tubarão cabeça-chata (em inglês) são bonitos, mas não são inofensivos - são caçadores silenciosos que ficam com um excelente aspecto­ na televisão e aterrorizam os desavisados freqüentadores das praias. O tubarão galha-branca e o cação-pena também são bonitos, embora não sejam tão temidos quanto seus parentes, o grande tubarão branco e o cabeça-chata. Nesse aspecto, os tubarões-martelo podem parecer um tanto diferentes, pois eles têm bocas pequeninas com pequenos dentes (em inglês) e não são conhecidos por incomodar os seres humanos. Eles não causam tanto medo nos mergulhadores nem nos surfistas. A cabeça de um tubarão-martelo é grande, chata e tem o formato de um martelo, com olhos esbugalhados nas laterais!

O grande tubarão-martelo
©iStockphoto.com/Ian Scott
O grande tubarão-martelo

Independentemente de sua aparência, os tubarões-martelo são uma das espécies mais intrigantes de tubarão. Há nove tipos diferentes de tubarões-martelo, das quais quatro são mais comuns e abundantes:

  • o grande tubarão-martelo
  • o tubarão-martelo-entalhado
  • o tubarão-martelo-liso
  • o cação-martelo-da-aba-curta
Desses quatro, só o cação-martelo-da-aba-curta não é considerado perigoso para as pessoas, mas mesmo com os outros três não é preciso se preocupar muito. Foram registrados apenas 38 ataques de tubarão-martelo a humanos desde 1580, e somente 16 deles não foram provocados. Também não se tem notícia de pessoas mortas por um tubarão-martelo [fonte: ISAF (em inglês)]. Eles não costumam ser agressivos em relação às pessoas, e os ataques não provocados ocorreram provavelmente porque eles ficaram surpresos ou com medo.

Tubarões-martelo são encontrados em águas temperadas e tropicais em todo o mundo. Algumas espécies, como o grande tubarão-martelo, ficam em águas mais profundas; já outras ficam mais próximas à costa. Eles gostam de águas mais frias e migram em cardumes na direção dos pólos nos meses mais quentes de verão. Eles são pescados (em inglês) comercialmente e como forma de lazer por sua pele e por sua carne e, como a maioria dos tubarões, suas barbatanas são normalmente cortadas em um processo chamado de finning, sendo utilizadas como ingrediente em sopas de barbatana de tubarão na Ásia. A retirada predatória das barbatanas de tubarões é condenada como prática cruel na maior parte do mundo e é ilegal em águas norte-americanas.

Neste artigo, abordaremos as características físicas dos tubarões-martelo e exploraremos as diferentes teorias sobre a utilidade da cabeça com formato tão incomum desse animal. Também aprenderemos sobre seus hábitos de acasalamento, como caçam, o que comem e quais espécies nadam em cardumes.

fonte:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/tubarao-martelo.htm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...