quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Notícia Errada - Rio Paraíba do Sul está liberado para uso depois de vazamento de produto tóxico

da Agência Brasil 20-11-2008 - 19:02

Exames feitos no rio Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, mostram que a água, contaminada por um vazamento de pesticida, já está liberada para uso. A concentração do produto tóxico é considerada aceitável e não prejudicial à saúde, de acordo com a Feema (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

O vazamento do pesticida Endosulfan ocorreu na madrugada de terça-feira (18), por causa da falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense. Cerca de 7.500 litros do produto escoaram para o rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio fluminense.

De acordo com o chefe da Feema na região, José Roberto Araújo, o derramamento prejudicou o abastecimento de água e provocou a mortandade de grande quantidade de peixes em diversos municípios da região do sul Estado, como Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda.

"Estamos preparando o relatório com todas as informações, inclusive com a entrevista feita com o pessoal da empresa e o conteúdo da reunião com o Ministério Público ontem [19]. E esse relatório técnico será encaminhado à Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), que vai decidir sobre o valor da multa, a punição ou enquadramento por crime ambiental", afirmou Araújo.

Segundo nota divulgada pela Secretaria Estadual do Ambiente, a Servatis já foi autuada. Além disso, a Feema e a Companhia Estadual de Águas (Cedae) continuarão a monitorar as águas da região.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...