sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tucunaré albino?

Fisgado no nordeste do país, animal com características diferentes, gera discussão e curiosidade

Por: Luca Contro 
sivucaa1901noticias.jpgUm exemplar diferente de tucunaré foi fisgado recentemente na região da Barragem de Nova Olinda, localizada no estado da Paraíba.
O pescador Aníbal Rodrigues foi o protagonista desta pescaria que teve como resultado um peixe de cores diferenciadas. Apelidado por Rodrigues de “tucunaré sivuca”, o exemplar possui características semelhantes a um animal albino.
Além da coloração, outra característica do peixe é a ausência de ocelo na nadadeira caudal, desenho de um olho falso que é característico dos tucunarés.
Segundo o zootecnista e colaborador da Revista Pesca & Companhia, Armando Urenha parece se tratar realmente de um exemplar albino: “É um caso muito interessante mesmo e merece atenção especial. Sabe-se que o albinismo pode vir a ocorrer em todas as espécies, e, de acordo coma foto parece mesmo que essa não é uma exceção”.
Sobre as características do tucunaré, Urenha diz que a presença de olhos vermelhos (característica ausente no animal observado) não é obrigatoriedade no albinismo. O especialista afirma também, que o ocelo aparentemente inexistente no peixe, talvez esteja presente, mas menos visível pela coloração.
Urenha diz também que pela sua experiência trata-se de um tucunaré-amarelo e ressalta que nunca havia observado um exemplar dessa espécie com essas características.
A raridade desse tipo de exemplar deve-se à fatores genéticos, além da fragilidade que esses animais possuem em seus ambientes. Isso entre outras razões, é gerado pela exposição à predadores, devido à sua coloração.

sivuca1901noticias.jpgMais informações e fotos do “tucunaré sivuca” no fórum de discussões virtual Pesca Nordeste:
fonte:
www.pesca-ne.com.br


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...