sábado, 4 de abril de 2009

Operação no AM apreende onça e 1.860 quilos de peixes pescados ilegalmente


Um macaco guariba também foi libertado.
Ação aconteceu em região de reservas de exploração sustentável.

Do Globo Amazônia, em São Paulo

Operação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizada na última semana de março apreendeu 1.863 quilos de pescado ilegal e aplicou R$ 64,7 mil em multas. O objetivo da ação era coibir a pesca no chamado período de defeso, quando os peixes estão em época de reprodução. Segundo o Ipaam, os agentes encontraram ainda 4 quilos de carne de capivara, um macaco guariba, uma onça pintada mantida em cativeiro, nove quelônios e um barco de pesca.

Foto: Divulgação/Ipaam

A onça estava sendo mantida em cativeiro e foi apreendida pelos fiscais. (Foto: Divulgação/Ipaam)


A fiscalização, informa o Ipaam, aconteceu no Corredor Ecológico Central da Amazônia, que inclui a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá e a Reserva Extrativista (Resex) Catuá-Ipixuna, a oeste de Manaus, seguindo pelo Rio Solimões.

Foram apreendidos 1,3 tonelada de matrinxã, 409 quilos de pirarucu, 213 quilos de tambaqui e 33,5 kg de espécies variadas de pescado de menor valor.

Foto: Divulgação/Ipaam

Durante o período de reprodução, o matrinxã não pode ser pescado. (Foto: Divulgação/Ipaam)


Mai

or hotel da Amazônia é multado pelo Ipaam

Ipaan alega que

hotel Ariaú cometeu diversos crimes ambientais; empreendimento se defende e diz cuidar da natureza

Por: Lielson Tiozzo Fot o/Ilustração: Divulgação Ariaú Towers Publicado em: 03/2009

O hotel Ariaú Amazon Towers, considerado o maior e pioneiro em turismo ecológico na Amazônia, foi multado em R$ 88.905, nessa sexta-feira, 20, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O Ipaam alega que o estabelecimento cometeu crimes ambientais, como queima de resíduos sólidos, vazamento de combustível e poluição das águas do rio Ariaú com vários tipos de lixo.

Segundo a assessoria do hotel, a multa foi aplicada “por uma questão de enquadramento a leis estabelecidas pelo Ipaam, e não por uma questão física”. O hotel garante cuidar da natureza e que entre 45 a 60 dias pelo menos 70% das solicitações feitas pelo instituto serão atendidas.

O Ariaú também é acusado de descumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Por isso está com seu licenciamento cancelado desde 2005. O hotel não implantou fossas sépticas e tratamento de esgoto adequado às normas ambientais, de acordo com o Ipaam.

No entanto, o hotel se defende e diz que a construção de fossas sépticas no local é inviável. O período de estiagem é de apenas três meses na Amazônia. Nos meses seguintes as cheias impedem qualquer instalação feita diretamente no solo.

O proprietário do Ariaú, Francisco Rita Bernardino, não assinou os autos de infração até a última sexta-feira. O departamento jurídico do hotel ainda não decidiu se irá recorrer no prazo de 20 dias, ou se irá pagar a multa.

O hotel

Inaugurado em 1986, o hotel de selva Ariaú Amazon Towers fica no município de Iranduba (60 km de Manaus). O empreendimento está localizado dentro de uma unidade de conservação estadual, a 6 km de distância do Parque Nacional de Anavilhanas.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...