segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mato Grosso tem registro de arraia da água doce

             Foto interfluvio.blogspot.com/
Em Mato Grosso existe a arraia de água doce, um peixe que é parente do tubarão, e que também pode provocar acidentes em contato com os humanos. A arraia possui um ferrão na cauda que, uma vez que o animal se sinta ameaçado, pode ser usado e causa dor moderada na vítima, mas uma vez que a pessoa saia da água a dor é duplicada, porque o veneno é ativado em contato com o oxigênio.

No município de Nobres o animal aparece muito no rio Triste, mas foram registradas ocorrências em vários outros rios do Pantanal.

A arraia de água doce não ataca. Os acidentes acontecem quando banhistas e/ou pescadores andam nos rios e pisam numa delas, o que é entendido pelo animal como um ataque. Para se defender ela usa o seu ferrão.

PREVENÇÃO CONTRA ARRAIAS

A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é para que as pessoas não caminhem dentro d’água como se estivem andando fora dela. Ao andar em rios, as pessoas devem arrastar os pés, evitando assim pisar sobre a Arraia que, ao ver a aproximação do banhista, vai sair do local sem causar dano.

fonte .gazetadigital.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...