sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Filhotes de tartarugas siameses nascem no interior do Amazonas

Tracajás foram separados uma semana depois após o nascimento, no Amazonas (Foto: Divulgação/UEA - Anne Brandão )
Caso aconteceu na Comunidade do Macurany, no município de Parintins.
Separação dos animais foi feita uma semana após o nascimento.

A partir de um ovo transplantado, duas tartarugas da Amazônia, conhecidas como tracajás, nasceram ligados pelo vitelo, região do corpo onde o embrião é alimentado durante o desenvolvimento. O caso aconteceu na Comunidade do Macurany, no município deParintins (distante 368km de Manaus) e a separação deles foi feita uma semana após o nascimento.


Os filhotes nasceram pesando 6g e 10g, e tamanho de 4cm e 5cm, respectivamente. Segundo a responsável pelo trabalho de conservação de quelônios na comunidade, a aposentada Jecy Maria Evangelista, de 63 anos, já foram registrados casos de tracajás que nasceram com problemas na formação, como animais sem olho, albinos e unidos pelo casco. "Todos que nasceram com alguma deficiência morreram, não sabemos as causas que estão levando a estes problemas", explicou.

Filhotes de tartarugas da Amazônia nasceram ligadas pelo vitelo em comunidade de Parintins, no Amazonas (Foto: Divulgação/UEA - Anne Brandão )



Sobre a separação dos tracajás, a pesquisadora afirmou que foi uma necessidade para dar maior possibilidade aos animais de sobreviverem na natureza. Os dois receberam os nomes dos netos de Dona Jecy, Sílvio e Silas, e se alimentam naturalmente de ração, cove e alface. Este ano nasceram 227 tracajás de 230 ovos coletados na Comunidade do Macurany.


fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...