quinta-feira, 25 de abril de 2013

Japoneses mapearão genoma do peixe-boi da Amazônia

Sequenciamento deve levar de três a seis meses para ficar pronto

Peixe-boi da Amazônia, (Trichechus inunguis) (Divulgação)







O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e o Centro de Pesquisa em Vida Silvestre da Universidade de Kioto, no Japão, firmaram uma parceria para mapear o genoma do peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis, uma das três espécies de peixe-boi do mundo, a única de água-doce), anunciou nesta quinta-feira a instituição brasileira.

O projeto, pioneiro com mamíferos aquáticos no Brasil, utilizará um equipamento de última geração da universidade japonesa e permitirá aos pesquisadores obter informações sobre a espécie. A coleta do sangue e a extração do DNA do peixe-boi foram realizadas por um pesquisador brasileiro que enviará as amostras para o Japão. "Quando tiver o genoma do peixe-boi sequenciado, será possível separá-lo do DNA de parasitas, vírus, e saber que doenças afetam o animal. Também facilitará o estudo de seus hábitos alimentares", diz a bióloga Vera Silva, pesquisadora-titular do Inpa e coordenadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da instituição. "O sequenciamento ampliará o conhecimento sobre a espécie e da mesma foram ajudará nos esforços de conservação."

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), entidade que faz um ranking das espécies em risco de extinção, o peixe-boi da Amazônia é uma espécie vulnerável, ou seja, corre um risco elevado de extinção na natureza.

fonte:
(Com Agência EFE)
http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...