segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mais de duas toneladas de tambaqui apreendidas

Tambaquis são proibidos para a venda
por  TAYANA MARTINS

Um funcionário do barco, Augusto Barbosa, foi preso. A polícia quer encontrar o dono da embarcação.

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreendeu, no porto do município de Codajás (a 240 quilômetros da capital), 2.500 quilos de tambaquis com tamanho impróprio para pesca no barco São Francisco. O material foi apreendido na noite da última quinta-feira (7) pela equipe da base fluvial do batalhão e o barco com o material chegou na manhã deste sábado (9) no Porto de São Raimundo, zona Oeste de Manaus

O responsável pela embarcação, Augusto Barbosa, 30, foi encaminhado para prestar depoimento na Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema). De acordo com o sargento Souza Andrade, a polícia ainda irá localizar o proprietário da embarcação. “Esse é um funcionário do proprietário da embarcação e estamos tentando localizá-lo”, afirmou.

O sargento informou que os peixes foram pescados no Lago do Marreco, no rio Codajás, e seriam comercializados no porto da Panair, em Manaus. “Recebemos a denúncia e iniciamos as buscas no porto e encontramos o barco com o nome pintado, para dificultar nosso trabalho. Os tambaquis estavam cobertos por camadas grossas de gelo e peixes de outras espécies em cima”, disse. A legislação ambiental proíbe a pesca de peixes no período de defeso. O peixe deve ter pelo menos 50 centímetros, enquanto que os apreendidos não chegavam a 30 centímetros.

O proprietário da embarcação deverá ainda ser multa pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Cada quilo de peixe apreendido equivale a R$ 60 em multas.
fonte:acritica.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...