domingo, 10 de outubro de 2010

Operação Piracema encerra com quase 200 pessoas abordadas

A fiscalização teve o objetivo de concentrar esforços da polícia ambiental contra a pesca predatória na Bacia do Uruguai

Fiscalização apreendeu 3.025 metros de redes, 6.100 metros de espinheis, 17 armadilhas para pesca, 43 boias-loucas e uma carretilha


Por Assessoria de Imprensa CABM - Jornalista Jussara Pelissoli

Encerrou ao meio dia do sábado (09) a Operação Centauro Piracema realizada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) desde a tarde da quinta-feira (07) em 20 municípios das regiões Oeste, Noroeste e Norte do Estado. Foram abordadas 195 pessoas, entre as quais 46 pescadores profissionais e amadores. O resultado é de uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma e pesca com rede; apreensão de 3.025 metros de redes, 6.100 metros de espinheis, 17 armadilhas para pesca, 43 boias-loucas e uma carretilha. Foram encontrados 196 peixes de diversas espécies, sendo que 67 puderam ser devolvidos aos rios, pois foram retirados de redes que se encontravam nas águas.
A fiscalização teve o objetivo de concentrar esforços da polícia ambiental contra a pesca predatória na Bacia do Uruguai, pois em 1º de outubro iniciou a temporada da Piracema (defeso), que segue até 31 de janeiro, quando diversas espécies da fauna íctia se reproduzem. No período do defeso o Ibama proíbe a pesca com redes e outros equipamentos, sendo permitido somente o uso de linha de mão ou vara, linha e anzol, e apenas um desses petrechos pode ser utilizado por pescador.
O subcomandante do CABM, tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo, que coordenou a Operação, alerta que o patrulhamento feito pelo CABM nos cursos hídricos é permanente e que tanto pescadores profissionais como amadores devem obedecer à legislação, sob pena de responderem por crime ambiental, com penalidade prevista de um a três anos de detenção, multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, além de terem os equipamentos, petrechos e pescado apreendidos.
O CABM empregou um efetivo de 70 policiais militares, 12 embarcações e 12 viaturas para percorrer 600 quilômetros dos rios Uruguai, Ibicui, Ibirapuitã e Quarai. A Delegacia Fluvial de Uruguaiana e as autoridades navais da Argentina e do Uruguai prestaram apoio à Operação Piracema.

fonte ecoagencia.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...