domingo, 8 de maio de 2011

Começa hoje maior competição de pesca esportiva em água doce

foto www.mtaqui.com.br
Será aberto oficialmente hoje à noite deste o 31º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIP), uma realização anual conhecida como a maior competição de pesca esportiva em água doce do mundo. São nove dias de programação e uma expectativa de público circulante de 150 mil pessoas.

Logo após a abertura, começam os shows nacionais, com a banda Paralamas do Sucesso. No decorrer da programação serão vários os espetáculos com Fagner, Bonde do Forró, Araketu, Guilherme e Santiago, André Valadão e Henrique Claudinho e Pescuma. Também se apresentam aristas regionais e gospel.

Competições esportivas, feiras de produtos náuticos, de artesanato, espaço gastronômico, parque de diversões fazem parte do espaço. O evento gera todos os anos milhares de empregos diretos e indiretos e fortalece a economia local, além de pôr em evidência o turismo ecológico e no Pantanal.

A primeira competição acontece amanhã, com a participação dos pescadores ribeirinhos. A pesca de canoa de madeira é uma das atrações do festiva, instituída em 2001 como forma de incluir o pescador que não possui embarcação motorizada. A competição resgata e mantém a tradição cacerense de pescar com canoa, usando a linhada de mão. Aberta a todos, a modalidade busca levar para o FIP o pescador tradicional. Este ano, um anseio dos competidores será atendido: os vencedores levam como prêmio uma embarcação de alumínio e um motor de popa.

INFANTO-JUVENIL - No próximo final de semana, serão duas competições. No dia 13 acontece a pesca de barranco para crianças e adolescentes. Dia 14 é grande competição das equipes embarcadas, nas categorias masculina e feminina. Dois carros zero Km são os prêmios para os vencedores.

Esta é a segunda vez que o evento acontece no começo do ano, mudança promovida para melhor proveito das águas no período, ao contrário do que ocorria em setembro, quando geralmente era realizado. Entre as inovações do 31º FIP está a instalação de 15 totens com textos bilíngues e imagens de 2,20 metros de peixes da fauna local como pacu, dourado, piraputanga, cachara, pintado e jau. As peças foram instaladas em vários pontos da cidade.

Os peixes são contornados por uma iluminação que produz uma imagem diferenciada no período noturno. A iluminação é outra inovação do evento deste ano. As árvores localizadas na praça Barão do Rio Branco, na orla da baia de Cáceres e na praia do Daveron, ganharam mais vida e maior brilho com a colocação de lâmpadas ecológicas.

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br
CLARICE NAVARRO DIÓRIO
Da Sucursal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...