quarta-feira, 25 de maio de 2011

Na terra do peixe que ronca

Conheça a forma bastante curiosa de fisgar os curimbatás, em Pirassununga, no interior de São Paulo
 
Por: Maicon Bianchi
Foto/Ilustração: Maicon Bianchi

A terra do peixe que ronca – como Pirassununga é conhecida em tupi guarani – é uma cidade situada no estado de São Paulo ao lado da rodovia Anhanguera, às margens do rio Mogi Guaçu. Seu principal ponto turístico é o distrito de Cachoeira das Emas, onde fica a barragem construída pela Cesp para geração de energia.

Mas foi por causa da piracema que a cidade se tornou mundialmente conhecida. Todos os anos, entre os quentes meses de novembro e fevereiro, milhares de peixes migram rio acima para se reproduzir em seu local de origem. As fantásticas cenas dos peixes lutando contra os obstáculos edificados pelo homem atraem uma multidão de turistas durante esse período.

Como não conhecíamos a estrutura pesqueira do local, procuramos imediatamente os pescadores e comerciantes de Cachoeira das Emas. Também conversamos com um sargento da policia florestal, que fiscalizava os pescadores da região sobre como obter mais informações.

Fomos então informados de que os curimbatás e as piaparas eram os peixes da vez, apesar das baixas temperaturas, e que a melhor forma de fisgá-los seria com iscas artificiais. Isso mesmo, iscas artificiais!

Parece estranho, mas é verdade
Foto/Ilustração: Maicon Bianchi

As iscas artificiais não se restringem apenas a plugs e garatéias, conforme imaginamos em princípio. A criatividade dos pescadores para fisgar com eficácia se materializa em anzóis “adornados” com muito material de confecção de bijuteria, como lantejoulas e canutilhos – além da inusitada fita veda rosca. Acompanhe o processo de fabricação artesanal.

Materiais para chicotilho

- Três anzóis maruseigo n°18 (Marine Sport), quantidade máxima permitida na região para cada chicote, Linha monofilamento ou fluocarbon de 0,50mm, Fita veda rosca, Lantejoula prata e vermelha (pequenas para entrar com pressão no anzol), Canutilhos e lantejoulas amarelas, brancas e vermelha, Girador, Stop (borracha que não deixa a chumbada bater no girador) e Chumbo oliva redondo (peso depende da correnteza)

Como fazer

Os anzóis maruseigo têm a ponta virada para dentro. Abra com um alicate até que a ponta fique reta. Passe o veda rosca nas “pernas" dos anzóis com 8 a 10 voltas (foto2). Coloque três a quatro lantejoulas em cada anzol, cores sortidas. Após os três primeiros passos, o anzol estará completo para receber a linha.
Foto/Ilustração: Maicon Bianchi

A partir daí corte um pedaço de linha (0,50mm) de mais ou menos 50cm de comprimento, até o primeiro anzol na linha com o nó único (o último anzol terminal) e coloque dois canutilhos. Depois de atado o primeiro anzol, meça um palmo para atar o próximo anzol e passe o mesmo na linha pela frente até a medida demarcada.

Em seguida, enrole a linha em cima da própria linha na perna do anzol, dando de 7 a 10 voltas. Volte com a ponta da linha no “olho” do anzol e puxe. Feito isso, coloque mais dois canutilhos e repita a operação para o terceiro anzol. Para finalizar o chicote, ate o girador com um nó único.
Coloque chumbo na linha principal da carretilha ou do molinete, insira o vibra-stop e amarre a linha com um nó único no girador do chicote.

O chicote ou “chicotilho” (apelido carinhosamente colocado por nossa equipe) está pronto para o uso.

Assista o vídeo explicativo.

A curiosidade pegou o peixe

Antes mesmo do amanhecer e com a tralha devidamente preparada – e claro, com os “chicotilhos” montados em casa antes da pescaria – subimos no barco de apoio e rumamos a embarcação n° 4. Começamos cevando o local e, como a ração utilizada nessa pesca tem que afundar (ração de peixe ou coelho), descartamos o uso do cevador, por causa das águas de correntes lentas. Apenas soltamos a ração na parte traseira do barco para que afundasse próximo da área de atuação do “chicotilhos”.
Foto/Ilustração: Maicon Bianchi

Preparado o conjunto – vara carretilha, linha chumbada, stop atado ao chicotilho, e o local devidamente cevado – fizemos os arremeços a cerca de 20m de distância, esperamos a chumbada encostar no fundo do rio e deixamos a linha um pouco frouxa para visualizar a ação do peixe. Neste caso, a cor da linha é extremamente importante. Usei uma Trilon da Mazzaferro N1, com espessura de 0,35mm.

Por ser um peixe curioso, o curimbatá se aproxima do “chicotilho” atraído pelas lantejoulas e começa a “mamar”. É nesse momento que o pescador tem de estar atento ao leve toque do peixe no “chicotilho”. Quando a linha estica levemente, sumindo a “barrida” é a hora certa para a fisgada.

Logo nos primeiros lançamentos tivemos várias ações e captura de curimbatás de tamanhos avantajados. Em dois dias de pescarias, travamos dezenas de brigas com esses beiçudos de força invejável e, quem diria, sem isca natural alguma, apenas na artificial!

Confira os vídeos dessa emocionante pesca:
Pescaria em Pirassununga 1ª parte.
Pescaria em Pirassununga 2ª parte.

fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...