quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ministro participa da inauguração da primeira indústria de bacalhau da Amazônia


O ministro Luiz Sérgio participou, na manhã desta quinta-feira (25), da inauguração da primeira indústria de bacalhau da Amazônia, na cidade de Maraã-AM. No local, serão produzidas até 1,5 mil toneladas do produto por ano tendo como base o peixe pirarucu, abundante na região. "O Brasil é um dos maiores importadores de bacalhau do mundo, portanto temos um mercado bastante receptivo. Não tenho dúvidas de que esse empreendimento pioneiro é apenas o começo de uma atividade que tem tudo para crescer e gerar empregos, renda e divisas para o país", disse o ministro da Pesca e Aquicultura.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, esteve presente ao ato e ressaltou a importância da fábrica, criada com incentivos do governo do estado e da Finep, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para a economia local. Além da unidade de Maraã, outra fabrica está prevista para a cidade de Fonte Boa. Juntas, as duas cidades são responsáveis pela produção de 85% de todo o pirarucu pescado no Amazonas.

Há tempos o pirarucu é conhecido como o "bacalhau da Amazônia”, mas a experiência de Maraã é a primeira que pretende produzir, beneficiar e comercializar o produto em escala industrial. O pirarucu pode chegar a 250 quilos, dos quais metade é salgada e aproveitada para a produção do bacalhau. O couro e a língua são usados na confecção de artesanato. O fígado, pulmão, vesícula e coração são aproveitados na fabricação de patês, óleos, farinhas e estratos com valor comercial.

Também estiveram presentes a senadora Vanessa Grazziotin e o ex-senador João Pedro, representando o Ministério da Ciência e Tecnologia

fonte: http://www.mpa.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...