sexta-feira, 11 de maio de 2012

O dourado da bacia do rio São Francisco pode atingir 1,4 metros

O dourado da bacia do São Francisco





O dourado (Salminus franciscanus) da bacia do rio São Francisco pode atingir 1,4 metros de comprimento e alcançar os 30 kg de peso corporal, sendo o peixe mais cobiçado pela pesca esportiva e a segunda espécie mais importante economicamente nesta bacia. Seu nome popular é reflexo da típica coloração amarelo-alaranjada, realçada pelo brilho característico nas escamas e cabeça, exibida pela espécie.



O dourado é um típico habitante da calha dos rios. Embora indivíduos de pequeno e médio porte corporal também se façam presentes em grandes áreas de remanso, os maiores exemplares habitam preferencialmente o canal principal dos rios, demonstrando forte atração por trechos próximos a corredeiras. De hábito estritamente carnívoro, se alimenta basicamente de peixes sobre os quais investe com extrema força e velocidade. Sua reprodução normalmente ocorre entre novembro e fevereiro, estando intimamente vinculada a estação chuvosa. É considerada uma espécie típica de piracema, uma vez que realiza grandes deslocamentos rio acima para se reproduzir e, em alguns casos, uma única fêmea pode liberar 2,5 milhões de ovos durante uma única desova.





Tradicionalmente apelidado de rei do rio, o dourado pede socorro, uma vez que sua população encontra-se em declínio em vários trechos da bacia do São Francisco, incluindo o segmento localizado entre sua nascente e a barragem de Três Marias em Minas Gerais. Dentre as principais causas responsáveis por este declínio destacam-se a implantação de barramentos que inevitavelmente diminuem, ou mesmo interrompem o fluxo migratório, e a supressão das lagoas marginais, consideradas hábitats essenciais para o desenvolvimento das larvas e alevinos.


fonte

peixesdeaguadoce.com.br

O Instituto de Estudos Pró-Cidadania – PRÓ- CITTÀ é uma organização não-governamental (ONG), fundada em 1993, sediada em Nova Lima, Minas Gerais. É uma entidade de utilidade pública estadual que atua na elaboração, programação, monitoramento e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento socioambiental sustentável.

A nossa missão é atuar na elaboração, implantação, monitoria e avaliação de planos, programas e projetos ambientais e urbanos de desenvolvimento sustentável, enfatizando a participação popular e as possibilidades de emancipação social.

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, o PRÓ-CITTÀ desenvolve o projeto “História Natural de Peixes de Água Doce”, navegue pelo site e participe desta iniciativa!

Conheça outros projetos desenvolvidos pelo PRÓ-CITTÀ no site: www.procitta.org

 

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...