domingo, 20 de setembro de 2009

Na Bahia, pesquisadores capturam peixe desconhecido pela ciência







Estudiosos e pescadores tiveram uma surpresa durante uma experiência no litoral norte da Bahia. Eles levaram um susto, pois nunca tinham visto um peixe tão estranho. Ele não tem carne, nem pele, nem escama. É formado por uma massa que mais parece gelatina.

O peixe foi capturado durante uma viagem de pesquisa do projeto Tamar. Os técnicos testavam anzóis circulares, que podem ser usados sem o risco de matar tartarugas marinhas, quando o animal foi fisgado.

“Quando vi o bicho e tomei aquele susto cai logo na água para filmar”, diz o coordenador do projeto Tamar, Guy Marcovaldi, que fez imagens inéditas do peixe com vida quando se aproximava da superfície.

O peixe estava a quase mil metros de profundidade. “Parece um animal pré-histórico”, diz o pescador Jucinei Evangelhista. “Parece que é de silicone, só tem gordura. Esse não dá pra comer”

Os pesquisadores calculam que a costa brasileira abriga pelo menos 150 espécies de peixe ainda desconhecida da ciência. As descobertas mais recentes foram de pequenos animais. Do porte desse peixe foi a primeira vez. O curioso é como um animal desse tamanho passou tanto tempo despercebido.

Ele pesa cerca de 40 quilos e é do tamanho de um homem alto. “Um metro e oitenta e três”, diz o pesquisador.

Olhos pequenos, boca grande e dentes quase invisíveis. O oceanógrafo Claudio Sampaio, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirma que não há registro desse peixe em nenhuma publicação científica. “A gente encontrar uma espécie como essa, totalmente nova para a ciência, é uma jóia rara. Um peixe que jamais foi visto pelo homem, é uma preciosidade”, diz Sampaio. “Provavelmente vai ser uma grande surpresa mundial."

O peixe será conservado em formol e vai fazer parte do acervo do Museu de Zoologia da UFBA. Para os biólogos, o desafio será maior do que uma simples identificação. Eles vão precisar descobrir também em que região dos mares vive essa raridade.


fonte: http://g1.globo.com

leia também

Tartaruga Marinha Gigante 


Loren Coleman divulga no Criptomundo o que seria uma “Tartaruga Marinha Gigante Misteriosa”, embora note que há poucas informações além de que seria o registro de uma carcaça encalhada em uma praia do oceano Pacífico. Mas mesmo estas poucas informações parecem incorretas, já que todas as pessoas nas imagens são negras (alguma praia do Pacífico?) e não só não existem tartarugas tão grandes, como a carcaça tem toda a aparência dos restos de uma baleia — se você apenas acompanhar a criptozoologia há algum tempo. O mexicano Luis Ruiz Noguez abordou a história do “Monstro de Tecolutla” — uma baleia — e também há o caso recente no Chile em 2004, que se especulou de início ser uma lula gigante, mas provou ser apenas uma baleia cachalote.
Atualização: O Fred já havia comentado que a mandíbula seria de uma baleia jubarte (boa!), e Marcianitos informa que Coleman divulgou uma imagem que confirma ser mesmo uma baleia jubarte:


































Japoneses filmam lula gigante


TÓQUIO – Uma equipe de pesquisadores japoneses conseguiu filmar uma lula gigante viva – possivelmente pela primeira vez – e afirma que o número dessas criaturas pode ser muito maior do que se imaginava originalmente.
O grupo de cientistas, liderado por Tsunemi Kubodera, fez o vídeo da lula gigante na superfície, durante a captura do animal ao largo das Ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio. A lula, que media cerca de sete metros, morreu durante a captura.
“Acreditamos que esta é a primeira vez que alguém consegue filmar uma lula gigante ainda viva”, disse Kubodera, pesquisador do Museu de Ciências do Japão. “Agora que sabemos onde encontrá-las, achamos que teremos mais sucesso em estudá-las”.
A lula gigante foi capturada com o uso de uma lula menor como isca, e arrastada para dentro do navio “depois de lutar um bocado”, de acordo com Kubodera. Segundo ele, o indivíduo capturado, uma fêmea, ainda não havia atingido o tamanho adulto. O maior animal da espécie já encontrado tinha 60 metros.
No ano passado, a mesma equipe havia fotografado uma lula gigante em seu hábitat natural.
A lula gigante, ou Architeuthis, é o maior invertebrado do mundo.

fonte: http://www.ceticismoaberto.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...