quarta-feira, 17 de março de 2010

Voto sustentável - DIa 15 de março foi o dia do Consumidor


TODOS OS DIAS PODEMOS VOTAR A FAVOR DA NATUREZA, COM ATITUDES QUE SÓ DEPENDEM DA GENTE


Este ano, os políticos vão pedir insistentemente o seu voto. E farão promessas que, eles sabem e nós também, não serão cumpridas. Mas, bem longe das urnas eletrônicas, sem perceber nós votamos dezenas de vezes todos os dias, do momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir.Cada escolha é um voto. Cada coisa que compramos é um voto.
Consumir um item importado, por exemplo, significa votar num navio cargueiro que atravessou o mundo para trazer o produto até você. Quem anda de carro vota em ruas mais congestionadas. Você prefere um suco industrializado a comer a fruta ou preparar a bebida em casa? Está votando em uma embalagem que ficará poluindo o meio ambiente durante séculos. Você embala suas compras de supermercado em saquinhos descartáveis? Seu voto vai, então, para os bilhões de plásticos que estão vagando pelo planeta e se juntando em enormes ilhas de lixo flutuante no meio dos oceanos.
Você acha que não vale a pena consumir produtos orgânicos porque eles são um pouco mais caros? Voto para os agrotóxicos, que contaminam os alimentos, os rios e os lençóis freáticos. Você acha os produtos pirateados uma boa opção? Voto para redes criminosas que submetem pessoas a condições de trabalho terríveis em fábricas ultrapoluidoras.
Quem compra um móvel novo de madeira nobre não certificada está votando na destruição da floresta. Quem desperdiça água aumenta o volume do esgoto e diminui o do reservatório de água potável. Infelizmente, ninguém consegue viver de um jeito 100% sustentável na sociedade de hoje. E as empresas, mesmo as que se dizem engajadas em favor do meio ambiente, em geral fazem apenas iniciativas pontuais, que têm impacto positivo muitíssimo inferior ao da poluição que elas mesmas produzem. Mas a gente pode melhorar a qualidade dos nossos votos cotidianos, para ajudar a construir um mundo melhor.
Vote no transporte público, em caminhadas e na bicicleta para ter uma cidade mais respirável e acolhedora para os pedestres. Vote nos alimentos orgânicos in natura produzidos na sua região para ter mais saúde, livrar o mundo do excesso de embalagem e para reduzir as emissões de gás carbônico durante o transporte. Vote em comprar menos, em reformar roupas e móveis e em trocar coisas com os amigos. Assim o mundo terá menos fábricas, menos chaminés e menos lixo. Vote em bons artesãos para que nem todas as pessoas precisem trabalhar em grandes empresas e possam ganhar o sustento fazendo pão, consertando coisas, criando arte, cuidando do outro.
Fonte: Revista Pais e Filhos - Fevereiro 2010 por Claudia Visoni

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...