terça-feira, 26 de julho de 2011

Pesca ilegal no Cururu



Invasor construiu instalação para receber pescadores em APP dentro da Terra Indígena Kayabi, no Pará

Um dos rios mais bonitos e preservados do Brasil, o Cururu, no município de Jacareacanga, no Pará, estava virando área comercial para a prática de pesca ilegal. Ibama, Força Nacional de Segurança e Polícia Federal desarticularam uma rede de agenciamento para esse tipo de atuação dentro da Terra Indígena Kayabi.

O invasor já havia construído até uma instalação precária para receber pescadores predatórios nesta área que é de preservação permanente (APP). O recurso pesqueiro por lá é protegido por lei e também base da alimentação dos indígenas na região.

O Ibama apreendeu diversos petrechos de pesca, dois barcos com motores, uma espingarda calibre doze, além de um gerador de energia elétrica.

As instalações ilegais que serviam de apoio às invasões e à pesca predatória foram devidamente destruídas como forma de cessar o dano ambiental que estava sendo praticado de forma continuada.

O Ibama lavrou 10 autos de infração, sendo um em desfavor do dono da instalação de apoio aos pescadores, e outros nove para cada pescador que estava praticando a infração de pesca em local proibido.

A operação faz parte do plano de combate à grilagem de terras e crimes ambientais cometidos na Terra Indígena Kayabi, nos municípios de Apiacás/MT e Jacareacanga/PA.

fonte:
Terra da Gente, com info Ibama

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...