sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pesca prematura do tambaqui compromete o futuro da espécie, alerta pesquisador


Pesquisa foi realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, na bacia do Rio Purus


Tambaqui, um dos peixes mais apreciados na região amazônica, pode ficar ameaçado

A captura do tambaqui quando a peixe ainda está muito jovem compromete o futuro da espécie, segundo avaliação do pesquisador Luiz Henrique Claro Júnior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pólo de Tefé, interior do Amazonas.

Luiz Henrique é coordenador da pesquisa “Biologia e pesca do tambaqui na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus”. A pesquisa servirá de base para a elaboração do plano de manejo.

O estudo foi apresentado durante o Seminário de Avaliação dos Programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que acontece esta semana em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Luiz Henrique Claro Junior alertou que tambaquis estão sendo capturados muito cedo, longe do ideal para a reprodução da população nos rios o que acaba por iniciar o processo de extinção da espécie.

O local escolhido para iniciar o levantamento foi a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, situada na Bacia do Rio Purus, no Estado do Amazonas.

A reserva abrange quatro municípios e as atuações do projeto se concentraram na região do lago Ayapuá (de agua preta) e no setor de várzea conhecido como Cáua-Cuiuanã.

A pesquisa foi realizada em parceria com os moradores das comunidades. Durante o estudo, eles foram capacitados em coleta de dados, medição do comprimento padrão do peixe, a retirada das escamas para a coleta de dados e identificação do sexo do animal.

Essas informações serviram para fazer o monitoramento da pesca feita na região.

“A participação dos pescadores foi necessária para tirar o maior número de informações sobre a biologia da espécie em estudo”, destacou o pesquisador.

Resultados Finais

Apesar da logística aplicada na realização da pesquisa alguns resultados foram favoráveis, como o fato da comunidade local ter se tornado uma fonte de informações importante para o projeto.

“Apesar dos avanços percebemos que é necessária ainda a realização de outras pesquisas que não foram feitas por falta de equipamentos ou informação”, afirmou

fonte: acritica.com 
por EUZIVALDO QUEIROZ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...