terça-feira, 11 de novembro de 2014

Três espécies de peixe devem entrar na lista de proteção do defeso, no AM

Pesca e venda do jaraqui, surubim e caparari serão proibidas em novembro.Medida tem como finalidade proibir pesca para permitir a reprodução deles.


Jaraqui, popular peixe amazonense, passa a entrar na lista do defeso (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)
As espécies jaraqui, surubim e caparari deverão entrar, pela primeira vez, na lista de proteção de defeso, que começará no dia 14 de novembro e seguirá até o dia 31 de março de 2015. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (20), e tem como finalidade proibir a pesca para permitir a reprodução e manutenção dos estoques naturais dessas espécies.

De acordo com a Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom), a inclusão das novas espécies foi decidida após votação no Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura. "Essas espécies vieram de uma demanda do setor pesqueiro. Teve uma votação dentro do Conselho Estadual, que enviou para o Conselho de Meio Ambiente, onde foi editada uma resolução reconhecendo", afirmou Nonata Lopes, gerente de Controle da Pesca do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio de assessoria.

O tambaqui já está no defeso desde o início do mês de outubro e as espécies como matrinxã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e mapará entram no defeso a partir do mês de novembro, juntamente com o surubim, carapari e jaraqui.

Com a decisão, o Ipaam deverá iniciar, no início do próximo mês, uma campanha de sensibilização sobre o período de defeso que garante a reposição das espécies e a manutenção sustentável do setor pesqueiro. "Durante esse período o pescador tem direito ao seguro defeso desde que tenha a carteira emitida pelo Ministério da Pesca. A atuação do Ipaam se dá não só na fiscalização, mas também na conscientização. Nós esclarecemos que esse período de reprodução da espécie é importante para, com isso, ter uma reposição dos estoques pesqueiros. A pesca envolve 70% da população no interior e é muito importante para o próprio pescador a proteção dessas espécies para ter sempre o seu trabalho", ressaltou Nonata.

Segundo dados do Ipaam, ao todo 102 mil pescadores estão aptos a receber o seguro defeso no Amazonas, no valor de um salário mínimo. Para mais informações de como se cadastrar para o seguro-defeso, o pescador pode se dirigir a sede do Ipaam, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3280, bairro do Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

Fonte: Do G1 AM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...