domingo, 30 de novembro de 2014

Pode chegar a 4 t peixes mortos no Tietê


Quase 1t de peixes mortos é retirada de córrego após 'água preta' no Tietê


Secretaria do Meio Ambiente de Salto precisou usar retroescavadeira no local.
Afluente deve ter mais três toneladas, diz secretário; denúncia será feita ao MP.


Com a ajuda de uma retroescavadeira, a equipe da Prefeitura de Salto (SP) retirou do córrego do Ajudante, que desagua no rio Tietê, aproximadamente 900 kg de peixes mortos neste sábado (29). . O córrego amanheceu coberto por peixes depois que o rio Tietê foi tomado por uma "água preta" na quinta-feira (27). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, responsável pela limpeza, a operação deve continuar no domingo (30).


O secretário do Meio Ambiente, João de Conti Neto, calcula que ainda tenha mais três toneladas de peixes mortos no afluente. Segundo Conti Neto, para usar a retroescavadeira, foi feito um laudo para a Defesa Civil da cidade que também será encaminhado para a Cetesb, explicando a necessidade do uso, já que o local é área de preservação ambiental. O secretário comentou também que um relatório sobre o prejuízo ambiental em Salto será elaborado e entregue ao Ministério Público.

O mau cheiro provocado pela mortandade dos peixes tem preocupado moradores de bairros próximos. O torneiro mecânico Paulo Conti, que mora perto do córrego, flagrou uma grande quantidade de urubus que juntou na região do córrego. "Por causa dos peixes mortos, muitos urubus estão sobrevoando o córrego. Eles pousaram em uma construção perto do córrego".

Mau cheiro atraiu muitos urubus
 para a região do córrego, 
em Salto
(Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)

O mestre de obras Ronaldo Brandão, que mora próximo ao córrego do Ajudante, está preocupado, pois o cheiro está muito forte no local. "Está insuportável. A gente está imaginando assim que o tempo limpar e o sol sair. Aí a gente não vai suportar o cheiro", diz.

De acordo com a secretaria, funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo da cidade precisaram usar máscaras durante o trabalho. A mortandade começou um dia depois do rio amanhecer com uma cor muito escura, que transformou a paisagem da cidade



Paulo Cont
Tentando respirar
De acordo com o torneiro mecânico Paulo Conti, os peixes fugiram para o afluente para tentar sobreviver. Conti registrou na quinta-feira,  centenas de peixes tentando respirar no córrego . “Eu flagrei eles agonizando, tentando respirar. É triste. É lamentável uma situação dessa na cidade”.

Ainda segundo Conti, naquela região do rio Tietê existem várias espécies de peixes, como mandi, lambari, bagre e corimba. "O Corimba tem tamanho acima de 50 centímetros e deve pesar mais de um quilo cada", comenta.


Milhares de peixes mortos
apareceram no córrego
neste sábado
(Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)


Água preta, marrom e espuma



Internautas enviaram fotos e vídeos à redação do G1 na quinta-feira que mostravam uma "água preta" no trecho do rio Tietê, em Salto. Segundo a internauta Rafaela Paes, moradora da região, o susto foi grande. "A água estava parecendo piche, asfalto derretido. Muito feia a situação", conta.

Segundo ambientalistas, o rio ficou com cor escura durante o dia e a tarde em um trecho de 100 km. No início da noite, uma espuma densa tomou conta de parte do rio que passa por Salto.

Já na manhã de sexta-feira, a cor da água era marrom. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, sinal de que a qualidade da água havia melhorado.

Fenômeno natural

Por meio de nota, a Cetesb informou que técnicos vistoriaram diversos trechos do rio Tietê ao longo do dia e constataram que a alteração na coloração da água se deve a um fenômeno natural. A forte chuva dos últimos dias teria carregado resíduos do solo de afluentes e do próprio leito do rio.

Ainda de acordo com a Companhia, esse é um fenômeno comum quando ocorre chuva intensa, principalmente após longos períodos de estiagem. A Cetesb informou ainda que, durante as últimas vistorias, já no período da tarde, a água estava menos turva.



fonteg1.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...