segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aruanã conhecido também no Amazonas como sulambá e peixe macaco

O Aruanã, Osteoglossum bichirrhosum, é um peixe de coloração branca, porém as escamas ficam avermelhadas no período da desova. Seu corpo é alongado, a boca se destaca pelo tamanho exagerado e a língua óssea e crespa tem semelhança com a do Pirarucu. Pode pesar mais de dois quilos e atingir até um metro de comprimento. Além disso, possui barbilhões traçados para a frente, que permitem a melhor respiração em águas pouco oxigenadas. Outra espécie existente na Amazônia e que predomina no Rio Negro é a Ferreirai, que tem a coloração mais escura.
Permanece na maioria das vezes na beira dos lagos. Um aspecto importante a ser destacado é quanto à alimentação. Besouros e aranhas que caem na água são as principais vítimas deste peixe e são fundamentais para a dieta dele. Entre as principais características estão a esperteza e a agilidade para pegar as presas que permanecem nos troncos e nos galhos. Um animal da espécie adulta pode saltar até um metro pra fora da água.
Para a pesca, é necessário equipamento do tipo médio, com linhas 12, 14 e 17 libras e anzóis de 1/0 a 3/0. Assim que é capturado, o Aruanã salta magnificamente e obriga o pescador a ter um cuidado ainda maior para não se ferir.
A distribuição geográfica ocorre nas bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins. As iscas utilizadas para a captura do peixe podem ser artificiais ou naturais. Varia de acordo com a preferência do pescador. As artificiais mais usadas são os plugs de meia-água ou de superfícies e as colheres. Já os camarões, os insetos e outros peixes pequenos estão entre as naturais mais aproveitadas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...