quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Pintado



O Pintado é um peixe de couro de corpo alongado e roliço. A coloração é cinza escuro, mas torna-se mais clara no ventre. Separa-se das outras espécies gênero, pois possui manchas de cor preta, com formas arredondadas, que se espalham pelo corpo e nadadeiras.
Da família Pimelodidae, de peixes que são desprovidos de escamas, o Pintado é uma espécie que se alimenta principalmente de outros peixes menores, realiza migrações de desova e é importantíssima para o comércio e para a prática esportiva. Por se tratar de um peixe de grande porte o equipamento utilizado deve ser do tipo médio/pesado. Já os anzóis de números 6/0 e 10/0 são os mais recomendados. Os cuidados com o manuseio devem ser redobrados, pois trata-se de uma espécie repleta de espinhos nas nadadeiras: dorsal e peitoral.
Algumas iscas artificiais são utilizadas, como plugs de meia água e de fundo. No caso de lagoas, lagos e praias devem ser trabalhadas próximas ao fundo. Já as iscas naturais de peixes, tais como muçum, sarapós, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçu são mais aproveitadas. Na caça, abre sua enorme boca e ataca a presa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...