terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tucunaré - só na Amazônia existe 14 espécies




O Tucunaré é um peixe de escamas, com corpo alongado e estreito. A coloração é amarela-esverdeada, o dorso é escuro e o ventre, branco. Apresenta manchas e pintas, que variam de tamanho e cor conforme a espécie. A distribuição geográfica ocorre nas bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.
É sedentária, ou seja, que não realiza migrações. Vive nas bocas dos rios, em lagos e lagoas e, durante a cheia, entra na mata inundada. Os Tucunarés formam casais e se reproduzem somente em rios, onde a água é corrente. Constroem ninhos e cuidam da prole. Entre os alimentos prediletos estão os camarões e pequenos peixes. As iscas artificiais como Plugs de superfície, colheres e spinners, também são aproveitadas. Já as iscas de fundo são recomendadas em dias mais frios, pois dificilmente os Tucunarés sobem até a superfície para atacar. As varas são de porte médio ou pesado, com linhas de 17 a 30 libras e anzóis de 2/0 a 4/0, sem o uso de empates. O arranque com linha grossa é recomendado aos pescadores, para evitar a perda do peixe nas galhadas.
Na Amazônia existem 14 espécies de Tucunarés. Os mais conhecidos são: Os azuis, que proporcionam o maior número de variações com relação a cor em águas doces. Pode chegar a um metro e pesar até sete quilos. O Tucunaré-Amarelo, que tem três listras verticais pretas, pode chegar a 50 centímetros e pesar três quilos e meio. O Pitanga, com uma mancha vermelha na boca. E o Tucunaré-Paca, que tem a coloração marrom, mais clara no ventre e pintas amareladas em todo o corpo. O peso pode ser superior a 12 quilos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...