segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Novos peixes




Três espécies, coletadas em 2007 e 2009, aguardam publicação em revista científica


Pelo menos três novas espécies de peixe devem ser acrescentadas, em breve, à lista dos animais presentes na Amazônia. Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, referência em pesquisa científica neste bioma, coletaram os exemplares em 2007 e 2009, mas só agora ganharam divulgação. 

As descobertas foram feitas por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os trabalhos tiveram orientação do pesquisador Wolmar Benjamin Wosiacki, curador da Coleção de Ictiologia do Goeldi.
 
"Quando descobrimos uma espécie, temos de confrontá-la com outros espécimes e analisar acervos científicos para ter certeza de que ela é nova", explica Wosiacki. O próximo passo, portanto, será a publicação das descobertas em revistas científicas, quando deve ser determinado o nome específico de cada nova espécie encontrada.
 
Um dos peixes descobertos pertence ao gênero Hyphessobrycon, que vive em rios e lagos da África e da América. A nova espécie foi analisada pela bolsista Marilena Carvalho da Silva e tem algumas diferenças em relação a outras do grupo, como uma mancha escura na nadadeira da cauda.
 
Outro exemplar, pesquisado pelo bolsista Luiz Antônio Wanderley Peixoto, é do gênero Tetranematichthys. Ele coletou o animal em 2007, entre a foz do Rio Negro e a do Trombetas, no Baixo Amazonas.
 
Já a bolsista Tamires Danielle Viana analisou uma nova espécie do gênero Hemigrammus. Segundo ela, há cerca de 43 espécies já reconhecidas deste gênero, distribuídas nos rios Amazonas, Orinoco, Paraná-Paraguai, no São Francisco e em rios das Guianas e Suriname
fonte Globoamazônia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...