quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tambaqui gigante de 44 quilos é fisgado em cidade no interior do Amazonas


Peixe tem 1,15 metro e foi encontrado no município de Maraã.
Segundo cientista, tamanho encontrado normalmente é de até 10 quilos.

Moradores da região de Maraã, município no interior do Amazonas, fisgaram um espécime de peixe tambaqui que pesa 44 quilos e tem 1,15 metro de comprimento. O animal foi capturado há cerca de 15 dias, segundo a bióloga do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sidinéia Amadio.
 Morto e congelado, o peixe foi entregue nesta segunda-feira (9) ao instituto, onde deverá ter o corpo preservado para fins científicos e educacionais. Segundo Sidneia, o animal será fixado com formol nos próximos dias, para conservação, e poderá ser exposto ao público.

A pesquisadora explica que este é o maior exemplar de que se tem registro na coleção de peixes do Inpa. "Em Manaus, só há muitos anos se via um tambaqui deste tamanho. Ele representa um registro importante para a fauna de peixes da região Norte", diz ela.

De acordo com Sidneia, o maior exemplar da espécie registrado no Inpa até então pesava 37 quilos e tinha cerca de 1 metro de comprimento. "Podemos dizer que o peixe é grande comparado aos tambaquis que encontramos hoje em dia no mercado, que têm entre 0,4 e 0,6 metro e pesam entre 8 e 10 quilos", diz ela.

fonte: globoamzônia.com


Tambaqui de 44 quilos é encontrado no interior do Amazonas

MANAUS - Um pescador da cidade de Maraã, a 635 quilômetros de Manaus encontrou um tambaqui de 44 quilos no Ati Paraná, um braço do rio Solimões que desagua no Japurá. O animal mede 1,14 metros. Segundo a biológa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Sidnéia Aparecida, é maior peixe já encontrado na região. Com base no tamanho do animal, a estimativa é que tenha 13 a 15 anos.

- Desconheço um peixe maior do que esse. Já estudamos no INPA tambaquis de até 36 quilos, mas nunca um desse tamanho. Vamos estudá-lo e fixá-lo em formol para visitação pública, informou.

O peixe foi trazido para Manaus pelo prefeito do município de Maraã, Dilmar Santos Ávila e será doado ao INPA para estudos.

O prefeito informou que o pescador pegou o peixe com um caniço. Segundo ele, após ver o tamanho do animal, ele o atingiu com um arpão e o puxou para a canoa.

- Não sei se é história de pescador, mas segundo o ribeirinho que o pegou, havia um maior do que esse nadando ao lado. Só que o outro ele não conseguiu pescar,disse.

A região de Maraã é uma das regiões mais piscosas do Amazonas. O município é banhado pelo rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro.

No dia 21 de junho, em cerimônia realizada no Tiwa Eco Resort, o americano William Gassman recebeu o certificado de homologação do novo recorde mundial de pesca esportiva de outro peixe amazônico, o tucunaré. O responsável pela façanha foi o norte-americano William Gassmann, que pescou um tucunaré de 13 quilos e com 93 centímetros de comprimento, na cidade de Santa Isabel do Rio Negro, também no Amazona

fonte:  PORTAL AM 


Esse era filhote leia o texto destacado acima,  havia um maior . 

o blog

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...