segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Peixe amazônico produz substância similar ao leite materno para alimentar filhotes

Uma pesquisa de cooperação internacional revela que o acará disco, espécie de peixe comum no município de Barcelos, no interior do Amazonas, tem uma característica própria na hora de cuidar dos filhotes. Ele produz um muco que, segundo os pesquisadores, é rico em nutrientes e tem função similar ao leite materno nos mamíferos (como acontece em humanos).


Os estudos foram feitos pelos pesquisadores estrangeiros Jonathan Buckley, Richard J. Mauder, Andrew Foey, Janet Pearce e Katherine Sloman em parceria com o cientista brasileiro Adalberto Val, coordenador geral do projeto Adapta e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Neste processo de alimentação, os filhotes 'beliscam' a pele dos 'pais' para obterem o alimento.

Conforme as pesquisas, os poluentes presentes na água podem ser passados dos pais para os filhotes onde através do muco os filhotes geram uma espécie de defesa. Por meio desse muco, há a passagem de substâncias essenciais para o crescimento e imunidade do peixe.

O Inpa desenvolveu nova tecnologia diferenciada para realizar o estudo. Foi produzida uma esponja especial onde é coletado o material, depois dissolvida no laboratório para fazer a análise.

A pesquisa foi desataque no site da BBC e deve ser publicada ainda este ano no The Journal of Experimental Biology, publicação internacional sendo a mais importante na área de biologia experimental. O próximo passo agora é fazer a análise genética para saber quais são os genes responsáveis pelo estímulo à produção do muco com nutrientes que só ocorre no período em que há filhotes.
fonte:
Carlos Eduardo Matos
Manoreporter

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...