quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ataques de jacarés preocupam pescadores do Amazonas


MANAUS - O ataque de um jacaré-açú no município de Autazes, que resultou na morte de um agricultor e de uma criança, reacendeu as discussões sobre o aumento do número de jacarés nos rios e lagos do Amazonas. Com a proibição da pesca do animal decretada pelo Ibama, há comunidades rurais no interior do Estado onde existem mais jacarés que pessoas, resultando em risco de ataque para centenas de ribeirinhos.

O aumento do número de jacarés pode ser conferido no lago dos Reis, no município do Careiro da Várzea, onde existe uma comunidade de pescadores e agricultores. No final do ano passado, um pescador foi atacado por um jacaré-açú, que na linguagem indígena significa jacaré-grande.

Os constantes ataques de jacarés a seres-humanos fez o presidente da Comissão de Pesca, Agropecuária e Abastecimento da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Walzenir Falcão, avaliar a situação como risco gravíssimo para os pescadores.

- Não podemos tolerar que jacarés ataquem pessoas e o Ibama fique de braços cruzados para o problema. Temos que evitar que novos ataques aconteçam - afirmou.

Mudanças na lei de manejo

Para resolver o problema, o deputado sugere mudanças na lei de manejo dos jacarés. A idéia é liberar a caça onde a quantidade destes animais represente risco de morte aos ribeirinhos.

Segundo o parlamentar, já existe uma portaria do Ibama que autoriza o manejo dos jacarés, no entanto a Lei de Crimes Ambientais proíbe a caça e morte do animal.

- Os pescadores que forem flagrados matando jacarés podem ser presos. O crime é inafiançável, ou seja, o trabalhador vai para a cadeia e deixa a família sob o risco de ser atacada pelos jacarés - condenou Falcão.

fonte: Portal Amazonia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...