segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DICAS PARA OS USUÁRIOS DE MOTORES DE POPA


1) Para motores "2 tempos", use sempre óleo TCW3. Lembre-se de ter óleo de reserva, pois você não o encontra em todos os postos de gasolina ;

2) motores usados no litoral devem trabalhar com a proporção de 40/1. Em água doce, a proporção deve ser de 50/1 (válido para motores sem autolub);

3) Quando ficar vários dias sem usar seu motor, funcione-o até esgotar a gasolina do carburador. Se o seu motor tiver válvula no conector, aperte-o para entrar ar na tubulação e secar a bomba de gasolina;

4) Se seu motor estiver com o rotor de bomba d'água original, esse tem validade de 3 anos ou 60 horas de uso em média, dependendo do tipo de água;

5) Se o rotor de seu motor for paralelo, sua troca deverá ser feita a cada ano ou 30 horas de uso em média;

6) O óleo da rabeta deverá ser trocado a cada 60 horas. Verificar o nível a cada 30 horas. Observar se não tem água misturada;

5) Todo usuário de motores de popa deve ter de reserva junto ao barco algumas peças: hélice, velas e um rotor de bomba d'água. Mesmo que você não saiba trocar, sempre terá alguém para lhe ajudar;

7) Se seu motor for com comando a distância, é interessante transferir o "mijador"de água para perto de você com alguns metros de mangueira de borracha. Dessa forma, você estará sempre observando qualquer falha que poderá ocorrer na refrigeração;

8) Lavar o motor em água doce após usa-lo em água salgada, funcionando por alguns minutos. Só isso não basta. Veja abaixo, no menu serviços, o item: "Marinização de motores de popa";
9) Vantagens do motor 2 tempos: Mais leve, maior potência e manutenção mais barata;
10) Desvantagens do motor 2 tempos: Mais barulhento, consome mais gasolina e mais óleo. É muito poluente para o ar e para a água;
11) Vantagens do motor 4 tempos: É muito silencioso, consome pouco combustível e pouco óleo. Não usa óleo junto com o combustível. O óleo fica no carter (dentro do motor). Sabendo usa-lo é mais durável;
12) Desvantagem do motor 4 tempos: É mais caro que o motor 2 tempos, tem manutenção mais cara, é mais pesado e tem menos potência.

fonte: gmpopa.vilabol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...