sábado, 4 de setembro de 2010

Pode realmente chover sapos e peixes?

Está chovendo tomate!

Em 2007, na província argentina de Salta, caiu uma chuva de aranhas, de todos os tipos e tamanhos
Christian Oneto
Em 2007, na província argentina de Salta, caiu uma chuva de aranhas, de todos os tipos e tamanhos
Sapos podem viajar distâncias enormes no vórtex de uma tromba d'água. As trombas d'água podem se mover por centenas ou milhares de quilômetros, embora isso seja extremamente raro. É mais comum para os sapos viajar apenas alguns quilômetros antes de desabarem do céu.
Relatos de objetos estranhos caindo do céu são numerosos e variados. Pessoas reportaram chuva de lulas, vermes e peixes. Os peixes são, na verdade, as criaturas mais comuns a caírem do céu, por razões óbvias - eles são muito leves e são os habitantes mais comuns das águas. Mas as trombas d'água podem pegar objetos mais pesados também.
Os ventos de uma tromba d'água podem girar a velocidades impressionantes - até 320 km/h. Esses tipos de velocidades de ventos podem pegar uma grande variedade de carga porque podem sugar objetos que estão até 1 metro abaixo da superfície, e o núcleo de baixa-pressão que elas formam é um vácuo extremamente poderoso comparado com os ventos velozes girando em torno dele. Grandes "pássaros d'água" também caíram do céu. Ao menos uma fonte relata um barco a vela caindo com a chuva. Presumivelmente, uma tromba d'água também pode pegar algumas coisas quando atinge a terra, porque também se tem conhecimento de chuvas de tomates e  carvão.
E também pássaros...
Em março de 2010, moradores de Coxley, na Inglaterra, testemunharam uma chuva de pássaros
Reprodução / Klïstro
Em março de 2010, moradores de Coxley, na Inglaterra, testemunharam uma chuva de pássaros congelados
Os animais não têm de estar perto da água para serem levantados por uma tempestade. Os ventos de alta-pressão da tempestade podem elevar pássaros tão alto que eles congelam, caindo no chão como chuva quando os ventos se dissipam.
Mas é quando sapos, peixes e outros animais aquáticos atingem o solo que as coisas ficam realmente nojentas. É improvável que eles sobrevivam à jornada, à velocidade do vórtex de baixa-pressão e ao impacto com o solo quando o vórtex se dissolve. Geralmente, os sapos morrem, embora não esteja claro quando isso realmente acontece - durante a viagem ou como resultado da queda.
Contudo, às vezes os sapos dão sorte. Quando choveu sapos em uma pequena cidade sérvia, em 2005, as pessoas caminhavam depois da tempestade para ver as ruas cobertas de sapos tentando encontrar o caminho de volta pra casa. 
Para mais informações sobre chuva de sapos e tópicos relacionados, dê uma olhada nos links da próxima página.







fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...