terça-feira, 14 de setembro de 2010

Brasil possui 819 espécies raras de peixes de água doce ameaçadas de extinção, revela estudo



O Brasil possui cerca de 819 espécies raras e desconhecidas de peixes de água doce que podem estar ameaçadas de extinção. É o que advertem pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da ONG Conservação Internacional, em estudo divulgado no último mês de junho. A pesquisa durou três anos e representa o mais completo mapeamento ictiológico (parte da zoologia que estuda os peixes) já elaborado no Brasil.
Iniciada em 2007, a pesquisa procurou identificar espécies que não constavam no Catálogo das Espécies de Peixes de Água Doce do Brasil e cuja área de distribuição era inferior a 10 mil metros quadrados. As espécies identificadas como possuindo distribuição restrita foram confrontadas com base em registros documentados em coleções científicas. Em seguida, a partir de programas computadorizados, foram analisadas as coordenadas geográficas dos locais de ocorrência de cada espécie.
Na etapa seguinte, explicam os pesquisadores, os pontos de ocorrência de cada espécie foram associados às micro-bacias pré-definidas pela Agência Nacional de Águas. Por fim, foi avaliado o grau de proteção e de ameaça associados aos peixes raros por meio de sistemas de informação geográfica.
O estudo permitiu identificar as micro-bacias que devem receber atenção especial, já que abrigam espécies raras de peixes, que ocorrem apenas nessas pequenas áreas.  O trabalho científico poderá servir de modelo para estudos a serem realizados em outras partes do mundo e, com alguma adaptação da metodologia, é provável que também possa ser aplicado a ambientes marinhos.
Para saber mais sobre o estudo e contribuir para o desenvolvimento do trabalho de mapeamento, basta visitar o site do .projeto
Fonte: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...